É mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local e doutoranda em Administração com foco em Negócios Sociais pela PUC Minas. Professora da Fundação Dom Cabral e PUC-RS, os dois mais importantes institutos de educação executiva do Brasil.
Sua abordagem singular propõe novos olhares sobre os conceitos que sustentam ações dentro da realidade empresarial, com o objetivo de fomentar novas formas de pensar e agir.
Maria Flávia joga luz e faz provocações com o objetivo de ativar o protagonismo e despertar a vontade, individual e coletiva, de fazer algo que seja maior do que nós mesmos.
Com energia e entusiasmo, incentiva as organizações a explorarem ao máximo suas potencialidades a partir do seu principal capital, o humano.
Autora de cinco livros: “Quando me Reinventei: lições de pessoas e empresas”, “Não-manual do Empreendedorismo”, “Educação e Empreendedorismo Social”, “Ainda não temos respostas: Reflexões sobre uma economia baseada no afeto” e “Só restou a poesia”.
É hoje uma das palestrantes mais requisitadas do país. Se destaca pela capacidade de instigar mudanças, articular seu vasto conteúdo com os desafios de profissionais e empresas contemporâneas.
Suas palestras são provocativas, gerando questionamentos diversos, mas sempre impulsionando para a ação, não por meio de direções pré-concebidas, mas pelo estímulo ao participante – e logo, da empresa – de partirem para possíveis mudanças.