Testar é a Alma do Negócio

Não, nenhum espetáculo acontece sem ensaios. Antes da estreia, são investidas horas e mais horas no processo de experimentação daquilo que se propõe. Quando o assunto é uma empresa, seja uma nova organização ou um negócio que deseja lançar uma novidade (um produto ou um serviço), a ideia é a mesma! É preciso ensaiar, testar e analisar antes de tomar sua decisão final (mil vezes se for preciso).

Uma boa ideia é usar o que a turma do empreendedorismo (principalmente das startups) chama de MVP, ou Minimum Viable Product – mais legal ainda em português, que é Produto Minimamente Viável.

O “minimamente” pode ser traduzido em pequenas quantidades de um novo produto, um curto tempo de exposição ou a experimentação de um novo serviço, uma maquete ou outro tipo de protótipo. O importante é testar antes de seguir em frente.

Aliás, seguindo essa linha, que tal você criar para si mesmo pequenas experimentações do cotidiano? Ande, pesquise, analise o que tem por aí – faça isso se tornar um hábito. Que mercado vivemos, que interesses as pessoas têm (e não têm) criando assim pequenas propostas.

Se a vida existe testes constantes para que aprimoremos nossa expertise em qualquer aspecto, porque seria diferente com os nossos negócios?

Leave A Comment